Campanha Lenço Solidário doa 270 adereços ao Hospital do Câncer

77

Iniciativa promovida pela Secretaria de Recursos Humanos ligada ao Outubro Rosa sensibilizou servidores e a comunidade para a causa

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), por meio da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), realiza na próxima terça-feira (6) a entrega de 270 lenços ao Hospital do Câncer de Londrina (HCL). A ação é fruto da campanha Lenço Solidário, vinculada ao Outubro Rosa, promovida pela DSO durante o último mês. O ato acontece às 14h no HCL, que fica na rua Lucilla Ballalai, 212.

A campanha Lenço Solidário, iniciativa que integrou as atividades desenvolvidas durante o Mês do Servidor, arrecadou lenços de diversos tipos, cores, materiais e tamanhos. Os adereços serão destinados a vítimas do câncer de mama, foco do Outubro Rosa, iniciativa nacional de conscientização que tem como objetivo chamar atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.

O montante foi recolhido em pontos de arrecadação na Prefeitura de Londrina, na Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml) e na Escola Municipal Eurides Cunha.  Só a unidade escolar angariou uma centena de lenços. Participam da ação os 310 alunos da Eurides Cunha, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, familiares, professores e funcionários da instituição, que uniram forças em prol da campanha. Os estudantes participarão do ato de entrega, quando vão distribuir também cartões de incentivo e cartinhas escritos especialmente para as pacientes do hospital.

De acordo com a diretora de Saúde Ocupacional da SMRH Liz Dayane Rodrigues, a expectativa é que as mulheres se sintam confortadas com o gesto. “O lenço é um presente simples mas pode elevar a autoestima das mulheres que, em muitos casos, fica bastante fragilizada devido às cirurgias e aos efeitos colaterais dos medicamentos e do tratamento. Sem contar nas cartinhas que são um gesto de amor de uma criança que elas nem conhecem, isso não tem preço”, expôs.

Segundo Liz, o sucesso da campanha motivou outras ações da DSO. Em novembro, a diretoria dará início a uma ação vinculada ao Novembro Azul que pretende arrecadar bonés para homens que sofrem com o câncer. Além disso, a expectativa é que as atividades ligadas ao Outubro Rosa se tornem tradição, ampliando o trabalho junto às secretarias municipais de Educação e Saúde.  “Ficamos felizes porque o resultado superou muito as nossas expectativas, então a partir de agora pretendemos realizar a campanha todos os anos. Além de oferecer um gesto de carinho às mulheres que sofrem com a doença, a atuação da Diretoria de Saúde Ocupacional pôde conscientizar as servidoras sobre a importância da prevenção e do autocuidado”, afirmou.

Outras informações podem ser obtidas com a diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Liz Dayane Rodrigues, pelo 43 3376-2551.

Texto: N.com




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *