Quem é Ratinho Jr., segundo governador mais jovem da história do Paraná

3292

Ratinho Junior (PSD) toma posse nesta terça-feira (1º/01/19). Aos 37 anos, ele foi eleito em primeiro turno, no dia 7 de outubro, com 60% dos votos válidos para um mandato de quatro anos, entre 2019 e 2022.

Ratinho Junior derrotou a atual governadora Cida Borghetti (PP), que obteve 15% dos votos e João Arruda (MDB), que teve 13%, além de outros seis candidatos que disputaram o governo do estado.

Natural de Jandaia do Sul, o filho do apresentador de televisão Carlos Massa, o Ratinho, foi moldado para a política desde a juventude. Empresário, que cuida dos negócios de comunicação (entre outros) de seu pai, Carlos Massa Junior foi eleito deputado estadual pela primeira vez aos 21 anos, em 2002. Em 2006, foi eleito deputado federal, exercendo dois mandatos. Em 2012, disputou a eleição para a prefeitura de Curitiba, vencendo o primeiro turno, mas sendo derrotado por Gustavo Fruet (PDT) no segundo turno. Em 2014 voltou para a Assembleia, sendo o deputado mais votado e construindo uma bancada de 12 parlamentares, o que já lhe credenciou como grande liderança política no estado e potencial candidato ao governo.

Foi secretário de Desenvolvimento Urbano do governo Beto Richa (PSDB) e era cotado como candidato natural à sucessão do tucano. O PSDB, no entanto, acabou coligando com o PP de Cida Borghetti. Ratinho perdeu o apoio oficial do governador, mas pôde, assim, fazer uma campanha propondo mudanças, dizendo que iria romper com o modelo de governo do Paraná, marcado pelas oligarquias familiares.

Com os escândalos de corrupção envolvendo o governo Richa que foram divulgados durante a campanha eleitoral, Ratinho livrou-se do ônus de ter Richa na chapa e, apesar de ter participado do governo do tucano, passou a crescer nas pesquisas de intenção de voto, o que lhe permitiu a vitória no primeiro turno.

Tendo como vice o presidente da Federação do Comércio do Paraná, Darci Piana e recebendo apoio declarado do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), Ratinho Junior adotou um discurso de centro-direita em sua campanha eleitoral, defendendo a modernização do estado através de incrementos tecnológicos no agronegócio, indústria e comércio.

Aos 37 anos, só não é o governador mais jovem do Paraná porque perde por uma diferença de três meses para o mais novo Paulo Pimentel, que assumiu o governo do Paraná aos 37 anos e 5 meses.

Ele é casado com Luciana Saito Massa e tem três filhos. Formado em Marketing e Propaganda, possui pós-graduação em Direito de Estado e especialização em Administração Tributária e Reforma Fiscal e Sociedade.

Fonte: CBN Curitiba



Aléx Celestino de Oliveira - Editor do Site Portal Londrina (43) 99686-8098 (WhatsApp)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *