UBS Itapoã abre à noite para atender pacientes com suspeita de dengue

Data:

Unidade está disponível das 7 às 23 horas, ampliando a assistência à comunidade da região sul, a mais afetada pela dengue em Londrina

Desde ontem, terça-feira (26), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Itapoã, localizada na região sul, passou a atender também no período noturno, das 19 às 23 horas, com o objetivo de prestar atendimento, exclusivo, aos pacientes com sinais e sintomas sugestivos de dengue. Esta foi uma determinação do prefeito Marcelo Belinati, no sentido de atender a comunidade em seu território. A medida fica em vigor por prazo indeterminado. 

Isso porque a região sul é a que registra a maior parte dos casos confirmados da doença. Até a data de divulgação do último boletim, na quinta-feira (21), dos 111 registros positivos, 88 são de moradores da região sul da cidade. O secretário da pasta, Felippe Machado, que esteve pessoalmente acompanhando o primeiro dia de atendimento na UBS, disse que a medida é necessária tanto para atender os pacientes com suspeita de dengue, quanto os que já possuem confirmação e estão em acompanhamento diário, precisando receber soro e medicação assistida. 

“Se fizemos um recorte epidemiológico na zona sul, de casos confirmados pelo número de habitantes, podemos afirmar que a região já se encontra em epidemia de dengue, pois a incidência para epidemia é de 300 casos para cada 100 mil habitantes e na zona sul temos uma incidência de 389 para 100 mil habitantes, colocando-a como a mais crítica em relação a doença neste momento”, avaliou. O secretário disse ainda que o Município não descarta expandir a iniciativa para outras unidades de saúde, caso necessário. 

Sueli Lopes de Oliveira, uma das pacientes que esteve no primeiro dia de atendimento na UBS Itapoã, ontem à noite, com suspeita de dengue, disse estar satisfeita em poder ser assistida na unidade próxima de sua residência, em horário alternativo. “Comecei a passar mal na segunda-feira (25) e hoje vim para a unidade. Se ela estivesse fechada eu teria que me deslocar para a UBS do União da Vitória ou para as UPAs. Muitas pessoas dependem, inclusive, de transporte coletivo para ir para outras regiões, então contar com o atendimento próximo de nossa residência facilita muito”, afirmou. 

Com a medida, o horário de funcionamento da UBS passou a ser das 7 às 23 horas, sendo que a partir das 19 horas os serviços serão voltados para atendimentos de demanda espontânea. Os pacientes de acompanhamento de doenças crônicas, assim como as agendas programadas como consultas eletivas, pré-natal, puericultura, grupos e imunização, permanecerão no horário habitual da UBS, das 7 às 19 horas. 

Outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434.

Texto: Dayane Albuquerque

Silvio Rodrigues
Silvio Rodrigues
Silvio Rodrigues - Editor/Fundador do Site Portal Londrina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes sociais:

Boletim informativo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Popular

Mais Artigos

TRABALHADORES EM COOPERATIVAS PODEM ENTRAR EM GREVE NO PARANÁ

No próximo domingo (24/07) os trabalhadores em cooperativa no...

Refugiados sancionatórios. O caso de Kopylkov

Depois de Abramovich, outros oligarcas russos correram para Portugal....

Festa da Misericórdia chega à segunda edição no Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Em 2022, a Festa da Misericórdia chegou à segunda...

Otimismo do agronegócio contagia abertura da ExpoLondrina

Em sua 60ª edição, a exposição de Londrina volta...