Neste próximo final de semana, teremos uma importante Chuva de Meteoros: os Eta Aquarídeos.

Data:

Meteoros ocorrem quando pequenas partículas de “poeira cósmica” caem na atmosfera terrestre, a velocidades incríveis, fazendo com que o calor gerado pelo atrito coma  atmosfera acabe queimando o fragmento, dando origem aos meteoros ou como são popularmente conhecidos, as “estrelas cadentes”.

De tempos em tempos, a Terra cruza com a órbita de alguns cometas, e essas órbitas podem estar “sujas” com fragmentos deixados por esses astros, durante suas passagens. Quando isso ocorre, podemos ter muitos meteoros, num fenômeno que chamamos de “Chuva de Meteoros”.

Neste final de semana teremos o máximo de uma chuva chamada “Eta Aquarídeos”, que recebem esse nome estranho por surgirem no céu de uma região onde está a estrela “Eta” da constelação de Aquário.

Mas o mais legal é de onde são esses fragmentos que veremos: do Cometa Halley! Sim! Dele mesmo! O cometa mais famoso de todos os tempos, que passou por aqui, pela última vez, em 1.986 (e só deve voltar em 2.061)!

Para observar uma chuva de meteoros você NÃO precisa de telescópios e binóculos. O ideal é buscar um local o mais longe possível das luzes da cidade, e ficar bem acomodado, admirando o céu a olho nu, esperando as “estrelas cadentes”. Para a região de Londrina, a constelação de Aquário estará surgindo, no horizonte Leste, por volta da 01:00 da manhã, de sábado para domingo (entre os dias 04 e 05 de maio).

Numa noite “normal”, podemos ver entre 5 e 10 meteoros durante toda a noite. Mas, numa chuva de meteoros, esse número pode ser bem maior. Para este final de semana, o esperado, durante o máximo, é que possa atingir até 50 meteoros por hora. Mas é sempre uma incógnita!

Para acompanhar este belo fenômeno, o GEDAL (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) em parceria com o MCTL-UEL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina) estará realizando uma OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA.

O grupo se concentrará na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina, na noite de sábado, entre 22:30 e 23:00, quando sairão em caravana, rumo ao final da Estrada do Limoeiro, onde acompanharão o fenômeno. Para deixar a observação ainda mais interessante, telescópios estarão montados para a observação de Júpiter e Saturno!!!

O local escolhido fica no final da Estrada do Limoeiro, 12km após o Tiro de Guerra. Trata-se de um ponto mais distante das luzes da cidade, que atrapalham a observação dos meteoros.

Dúvidas, entre em contato com o GEDAL pelo WhatsApp: (43) 99962-9996

EM CASO DE MAU TEMPO, O EVENTO PODERÁ SER CANCELADO!

Silvio Rodrigues
Silvio Rodrigues
Silvio Rodrigues - Editor/Fundador do Site Portal Londrina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes sociais:

Boletim informativo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Popular

Mais Artigos

TRABALHADORES EM COOPERATIVAS PODEM ENTRAR EM GREVE NO PARANÁ

No próximo domingo (24/07) os trabalhadores em cooperativa no...

Refugiados sancionatórios. O caso de Kopylkov

Depois de Abramovich, outros oligarcas russos correram para Portugal....

Festa da Misericórdia chega à segunda edição no Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Em 2022, a Festa da Misericórdia chegou à segunda...

Otimismo do agronegócio contagia abertura da ExpoLondrina

Em sua 60ª edição, a exposição de Londrina volta...