A COVID-19 BALANÇOU MINHAS ECONOMIAS, E AGORA?

955

Bem dizer que todos os economistas, planejadores financeiros ou quem quer seja tenham imaginado algum dia um cenário como hoje, com bolsas e economias mundiais em queda, não seria verdade. Mas é certo que muitas medidas podem e devem ser levadas em consideração e seguidas. Vamos lá?

Uma medida simples para seus investimentos, que inclusive já falamos aqui anteriormente, porém hoje tem muito mais peso e importância, é a escolha de bons produtos e de investimentos sim, mas acima de tudo você deve levar em consideração a qualidade deles e da instituição.

Uma boa prática para identificar essa qualidade é observando o rating da instituição financeira onde você está colocando seu dinheiro. Hoje essa importância vem demonstrada na prática por esta crise causada pela Pandemia do Covid-19. Vamos explicar melhor.

O rating é uma nota que as agências de classificação de risco de crédito atribuem a um emissor, pode ser um país, empresa ou banco, de acordo com sua capacidade de honrar uma dívida. Mas para que serve essa nota?  Serve para balizar e classificar o nível de risco que o investidor corre ao colocar seu dinheiro naquela instituição. Atualmente as três principais agências de rating são: Standard & Poor’s (S&P), Fitch Ratings e Moody’s. Cada uma delas possui uma denominação própria de risco.

As instituições financeiras e cooperativas de crédito se colocam à disposição para que a agência classificadora analise suas condições financeiras, a capacidade de horar suas obrigações financeiras, como remunerar seus investimentos entre outros aspectos. Por isso, meu conselho para vocês hoje é, olhe bem o Rating da instituição financeira onde você aporta seus recursos, e durma com mais tranquilidade, sabendo que mesmo em momentos difíceis seus investimentos estarão seguros!

É claro que a análise do tipo de investimento a ser adotado, não se restringe à classificação de risco da instituição financeira. Na semana que vem vamos falar sobre as particularidades de alguns investimentos que podem lhe trazer mais segurança. Aguarde!

E no mais já sabe, lave bem suas mãos, evite aglomerações e se possível, fique em sua casa.

Gostaria de saber sobre outro assunto da área financeira? Fale com a gente através do e-mail: faleconosco@uniprimebr.com.br



Silvio Rodrigues - Editor/Fundador do Site Portal Londrina


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *