Você já está um passo à frente se usar aplicativos de mensagens instantâneos no trabalho com seus clientes. Ao conectar um chatbot e automatizar suas vendas, estará 10 passos à frente. Este guia mostrará como os chatbots podem ajudá-lo a aquecer, vender e reter clientes.

Os aplicativos de mensagens tornaram-se o principal canal de comunicação com os clientes. Por quê? Uma a cada duas pessoas tem pelo menos um aplicativo de mensagens instalado em seus telefones. De acordo com Twilio, 85% das pessoas preferem se conectar com marcas de lá. E onde o cliente está, deve haver um negócio. A eficácia dos mensageiros instantâneos é maior do que os canais de comunicação e vendas padrão. Para automatizar a comunicação em aplicativos de mensagens, existem serviços especiais. Por exemplo, um serviço de agendamento e postagem automática de conteúdo Postoplan implementa a capacidade d e se conectar a aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e Telegram. A principal vantagem desse serviço é a capacidade de personalizar a postagem em grupos e canais! Os chatbots também vêm para ajudar. Eles serão discutidos a seguir.

Do ponto de vista técnico, um chatbot é um funil de mensagens relacionadas. Como um chatbot pode substituir um gerente?

Ele responderá às perguntas mais frequentes e economizará o tempo dos gerentes: ele assumirá todo o trabalho de rotina.

Envie o conteúdo que seja do interesse de um público específico. O chatbot pode segmentar o público e enviar-lhes o conteúdo que será mais útil para eles. 

Fará “contato” com os clientes para você. Agora, são necessários mais toques no cliente para vender algo. Anteriormente, eram 6 toques, mas hoje são 15-20. O chatbot vai aquecer o público e transferir o cliente, pronto para comprar, para o departamento de vendas. 

Reter clientes antigos. Ele fará com que os clientes antigos se lembrem de você. Falará sobre as promoções atuais, eventos, ofertas de novos serviços – ele fará de tudo para que o cliente se lembre de você e o incentivará a comprar novamente.

Os chatbots funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. Eles não precisam de finais de semana e férias, o que pode reduzir significativamente os custos dos gestores.

Como aquecer o público usando o chatbot? O conteúdo das mensagens de aquecimento dependerá do nicho da sua empresa e da finalidade de trabalhar com aplicativos de mensagens.

A primeira e mais simples coisa é enviar iscas para atrair os clientes: materiais úteis (artigos, listas de verificação, vídeos), bônus de oferta, promoções, etc

A forma ainda não banal de aquecimento é a realização de questionários, com o consequente recebimento de um desconto ou um período grátis de utilização do seu produto.

A combinação de enviar iscas e um questionário é uma maratona: você se oferece para participar de uma maratona para ensinar algo ao público, para dar-lhes algo importante. Envie uma tarefa por dia, anexando materiais de estudo úteis.

Como vender em um chatbot? Depois que o chatbot aquecer o público e motivá-lo a comprar, comece a vender.

Adicione botões interativos ao chatbot. Eles aumentam a probabilidade de responder a uma mensagem em 1,5-2 vezes.

Envie aos clientes apenas as mensagens que sejam interessantes e úteis para eles.

Motive o usuário a completar o chatbot. Por exemplo, ofereça um desconto ou bônus.

Permita que o usuário entre em contato com ogerente.

Seja educado. Diga “Obrigado” ao usuário com mais frequência pelas transições de estágio a estágio. 

Diga ao usuário como ele pode cancelar a assinatura do chatbot.

Use emoji em suas mensagens. Isso ajudará a definir o tom para a comunicação 🙂

Para evitar que os clientes se cansem de seus aquecimentos, não envie mais do que uma ou duas mensagens por dia.

Não adicione mais de um CTA (chamada para ação) à sua mensagem. Tente não misturar várias chamadas para ações diferentes na mensagem.

Configure a integração com um sistema CRM. Ao sincronizar um chatbot e um sistema CRM, você automatiza suas vendas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui