A Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR) realiza nos dias 25, 26 e 27 de agosto, em Ponta Grossa, o I Bioinsumos Brasil. O evento será composto por palestras e mesas redondas que buscam levar aos participantes os resultados de pesquisas de um tema que ainda é novo na agricultura brasileira e promete ser o futuro na área. O evento acontece no Clube Verde e é gratuito. O evento dará ênfase de forma especial ao potencial do mercado brasileiro na área de bioinsumos. A temática foi escolhida seguindo o alinhamento previsto com as diretrizes do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que lançou em maio deste ano o Programa Nacional de Bioinsumos, que visa impulsionar o uso de recursos biológicos no agronegócio brasileiro. 
De acordo com o coordenador do evento, Marcos Roberto Marcon, o I Bioinsumos Brasil será uma oportunidade única de transferência de conhecimento, experiências e ricos debates sobre o tema. “Teremos um seminário alinhado com as demandas brasileiras e novas perspectivas mundiais, no intuito de criarmos alternativas para os produtores rurais”, comentou. 
Segundo Marcon, não se pode mais pensar em uma bioeconomia distante do agronegócio. “Os bioinsumos são o futuro. Tem capacidade de aumentar a produtividade e reduzir os impactos ambientais. Um setor que movimenta milhões de reais anualmente e que traz a possibilidade de ofertar um manejo mais sustentável  para as lavouras”. 

Presidente da FEAPR, o Engenheiros Agrônomo Clodomir Ascari destacou a importância dos debates em torno do tema. “O crescimento do uso desses produtos é de cerca de 28% ao ano no Brasil. Em um futuro próximo, certamente seremos protagonistas no uso de bioinsumos a nível mundial. Todos terão a ganhar com o uso de uma nova tecnologia”, afirmou. 
Durante as palestras e mesas redondas serão debatidos temas como: potencial do mercado de bioinsumos, a produção de bioinsumos, o programa nacional, manejo de solos, entre outras temáticas. A programação completa pode ser acessada no site agroinformativo.com ou através do site da FEAPR, na aba eventos (https://agronomiaparana.com.br/#/eventos). As inscrições podem ser feitas de forma gratuita através das páginas. 

Mercado de Biounsumos 

Em 2020 o mercado de bioinsumos movimentou aproximadamente R$ 700 milhões em biodefensivos. Diante de tal crescimento, o Mapa tem buscado desenvolver medidas que possam fortalecer o setor, melhorando a oferta de insumos biológicos, oferecendo suporte técnico e fomentando pesquisas sobre a implantação desse manejo. 

–Fonte: Presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná – Engenheiro Agrônomo Clodomir Ascari – 46. 99121 6456 (WhatsApp). 
Fonte: Presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais – Engenheiro Agrônomo Rulian Berger – 42. 99973 9784 (WhatsApp).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui