Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em cinco cidades atingidas por desastres naturais

Data:

Municípios, que ficam na Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Norte, poderão solicitar recursos ao MDR para ações de resposta e reconstrução
O Governo Federal, por meio da Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em cinco cidades brasileiras atingidas por desastres naturais. A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira (20) do Diário Oficial da União (DOU).

A falta de chuvas tem causado prejuízo ao Nordeste. Na Bahia, Maracás e Mirante sofrem com a estiagem e, no Rio Grande do Norte, o município de Bento Fernandes enfrenta a seca, que é uma falta de chuvas ainda mais prolongada.

A situação na região é acompanhada de perto pela Defesa Civil nacional, que esteve presente neste mês no interior do Piauí e na Paraíba para coordenar esforços de distribuição de água potável em áreas urbanas. Foram liberados quase R$ 8 milhões para reforçar operações com carro-pipa na Paraíba.

A cidade de Machacalis, que fica no nordeste de Minas Gerais, também entrou em situação de emergência por seca. Já no Sul do país, São Pedro do Ivaí, no Paraná, obteve o reconhecimento federal por ocorrência de geada.

Acesso a recursos

Após o reconhecimento de situação de emergência pelo Governo Federal, o município afetado por desastre natural pode solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para ações de resposta, que são aquelas voltadas a socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, e de reconstrução de infraestrutura danificada pelos desastres.

Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

Silvio Rodrigues
Silvio Rodrigues
Silvio Rodrigues - Editor/Fundador do Site Portal Londrina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes sociais:

Boletim informativo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Popular

Mais Artigos

TRABALHADORES EM COOPERATIVAS PODEM ENTRAR EM GREVE NO PARANÁ

No próximo domingo (24/07) os trabalhadores em cooperativa no...

Refugiados sancionatórios. O caso de Kopylkov

Depois de Abramovich, outros oligarcas russos correram para Portugal....

Festa da Misericórdia chega à segunda edição no Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Em 2022, a Festa da Misericórdia chegou à segunda...

Otimismo do agronegócio contagia abertura da ExpoLondrina

Em sua 60ª edição, a exposição de Londrina volta...