Nebulosidade sobre o Brasil
O ar seco predomina sobre o Brasil e a baixa umidade no ar está dificultando a formação de nuvens e ocorrência de chuva.
Nuvens de chuva crescem entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai, a Argentina e o Paraguai por causa da acentuada queda da pressão atmosférica que ocorre nesta região.
Outras nuvens de chuva crescem pelo litoral do Nordeste e em alguns estados da Região Norte do Brasil.
Previsão do tempo para 24/8/2021 – terça-feira
Esta terça-feira, 24 de agosto, é com sol forte e ar seco, sem condições para chuva, na maioria das áreas do Brasil. O ar continua quente em praticamente todo o país. A chuva só ocorre em alguns locais do Norte, do Nordeste e no extremo sul do Brasil.
Quase todo o Rio Grande do Sul tem um dia com tempo muito instável, com chuva frequente, que pode ser forte, e temperatura amena. A faixa norte do estado tem aumento da nebulosidade e ventos moderados a fortes, mas por enquanto não chove. A Grande Porto Alegre tem chuva a qualquer a hora.
Santa Catarina, Paraná, toda a Região Sudeste, os estados do Centro-Oeste e a maioria das áreas do Nordeste passam esta terça-feira com muito sol e baixa umidade no ar.
No Nordeste, pancadas de chuva acontecem no litoral, na Zona da Mata e no Agreste, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. A chuva é mais frequente entre Natal e Maceió. O litoral do Maranhão tem pancadas de chuva com raios a partir da tarde.
No Norte do Brasil, há previsão de pancadas de chuva com raios no norte do Pará, no Amapá, em Roraima, em quase todo o Amazonas, Acre e na fronteira de Rondônia com a Bolívia. Sol forte e tempo seco no sudeste e leste do Amazonas, no centro, sul e leste do Pará e no Tocantins.
.
A onda de calor que está sobre o Brasil mantém a temperatura elevada em praticamente todo o país. Apenas o Rio Grande do Sul tem temperatura.
Alertas meteorológicos para 24/8/2021 – terça-feira
Alerta para temporais no centro-sul do RS
Atenção para chuva moderada a forte, com raios e vento por vezes forte na Grande Porto Alegre e no centro-oeste do RS, no noroeste do AM, em RR, no centro-norte do AP, litoral do PA e do MA.
Atenção para chuva moderada no litoral de SE, PE e PB, incluindo as capitais Aracaju, Recife e João Pessoa.
Atenção para rajadas de vento com até 70 km/h no RS, no sul e centro-oeste de SC e do PR e no centro, sul e oeste de MS.
Atenção para rajadas de vento com até 60 km/h no litoral norte do RJ, no litoral sul do ES, MA, PI, CE, RN, PB, PE, norte da BA e norte do TO.
Situação de emergência para o ar extremamente seco, com nível de umidade no ar que pode ficar abaixo de 12% no oeste e sul de MT, em MS, no sul de GO e no oeste/noroeste de SP.
Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 12% e 20% sobre no centro-norte do PR, no centro, leste e norte de SP, no centro-oeste e sul de MG, nas demais áreas de GO, DF, centro-norte e leste de MT, no TO, no sul do MA e PI, no oeste da BA, e sul de RO.
Sobre a Climatempo
Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para segmentos estratégicos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.
Em 2015, investiu na instalação do LABS Climatempo, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Em 2019, a Climatempo passou a fazer parte do grupo norueguês StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, e dois anos depois, em 2021, uniu-se à Somar Meteorologia, formando a maior companhia do setor na América do Sul. A fusão das duas empresas impulsiona a Climatempo a ser protagonista global de fornecimento de dados e soluções para os setores produtivos do Brasil e demais países da América Latina, com capacidade de oferecer informações precisas de forma mais ágil e robusta.
O Grupo Climatempo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Silvio Rodrigues – Editor/Fundador do Site Portal Londrina
Leave a Reply