A partir de agora, as escolas e creches particulares de Londrina também utilizarão o botão do pânico, ferramenta disponível no aplicativo 153 Cidadão da Guarda Municipal, que agiliza o atendimento em caso de necessidade. A medida foi adotada após pedido do Sindicato das Escolas Particulares (SINEPE) e autorizada pelo prefeito Marcelo Belinati. Todas as unidades da rede municipal de ensino já foram orientadas a utilizar o dispositivo desde a última quarta-feira (5).
A decisão foi tomada em reunião realizada na Secretaria Municipal de Educação, com a participação dos secretários de Defesa Social, Pedro Ramos, e de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e da diretoria norte do SINEPE. O vice-presidente do Sindicato, João Marcos Machuca de Lima, declarou que as escolas particulares sentiram a necessidade de utilizar todos os recursos de segurança disponibilizados pela Prefeitura e que agora estão preparadas para oferecer mais segurança nas escolas.
O prefeito Marcelo Belinati publicou um comunicado oficial em rede social informando que a Prefeitura irá fornecer o botão do pânico para todas as escolas e creches da cidade, sejam elas municipais, estaduais ou particulares, com o objetivo de garantir a segurança de todas as crianças, professores e funcionários. Ele complementou dizendo que o dispositivo permite que as forças de segurança cheguem rapidamente em caso de suspeita.
Além disso, a Secretaria Municipal de Defesa Social irá iniciar a implantação do aplicativo do botão do pânico na rede socioassistencial a partir da próxima segunda-feira (10), para garantir a segurança nas unidades de convivência, que atendem quase 6 mil crianças e adolescentes de Londrina. Outras medidas de segurança e definição de protocolos estão sendo analisadas para implantação, de acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, que ressaltou a importância do cuidado comunitário e do apoio e solidariedade entre as pessoas.

Silvio Rodrigues – Editor/Fundador do Site Portal Londrina